sábado, 30 maio , 2020

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

118

Hoje é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da prefeitura de Iturama através do CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e Polícia Militar sempre desenvolveu campanhas com palestras, caminhadas, panfletagens e muitas outras ações para conscientizar a população da importância da campanha. Mas, este ano, com a suspensão das aulas e as demais medidas de prevenção ao Covid-19 para evitar aglomeração não foi possível realizar essas ações. Mas, a conscientização está sendo feitas nas mídias digitais.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento, Adriana Moretto falou da importância da campanha. “A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.” Adriana ainda destacou o apoio do prefeito Anderson e da vice-prefeita Cidinha Longo nas ações sociais. “Temos recebido todo apoio do prefeito Anderson Golfão e da vice Cidinha Longo em todas as ações desenvolvidas na secretaria em favor da população”.

Gregório Souza-Notícias.

Comente essa notícia

Utilize o seu facebook, para comentar