quinta-feira, 13 agosto , 2020

Só 2% das instituições têm nota máxima em avaliação do ensino superior

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Agência Brasil Segundo o Inep, os alunos que estão concluindo os cursos a distância avaliados 'estão com os mesmos resultados que os alunos presenciais'

Todos os indicadores de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) são expressos em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima e as notas 1 e 2 consideradas “insuficientes”.

Das 2.052 instituições, 438 (21,3%) conseguiram a nota 4; 1.306 (63,6%) obtiveram 3; 259 (12,6%), nota 3; e sete (0,3%) ficaram com 1, o conceito mínimo.

Entre os cursos, só 149 obtiveram nota 5 – 1,7% do total das 8.520 graduações que tiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgado. Com 4, ficaram 2.702 cursos (31,7%); com 3, foram 4.822 (56,6%). Já a nota 2 foi atribuída a 813 cursos (9,5%), enquanto 34 (0,4%) ficaram com 1.

A avaliação observa quatro dimensões da qualidade dos cursos. São elas:

  • Conceito Enade: resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;
  • Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
  • corpo docente: informações do Censo Superior sobre o porcentual de mestres, doutores e regime de trabalho;
  • percepção dos estudantes sobre seu processo formativo: informações do Questionário do Estudante do Enade.

O Inepe esclarece que o cálculo do CPC só é realizado para cursos com, no mínimo, dois estudantes com resultados válidos no Enade. Por isso, 301 cursos ficaram sem o conceito.

Ensino a distância

O presidente substituto do Inep, Camilo Mussi afirmou, em nota, que os índices mostram como as instituições e o ensino superior no Brasil estão se comportando.

“Um dos destaques que vale a pena mencionar é a educação a distância“, disse.

Segundo Mussi, os alunos que estão concluindo os cursos a distância avaliados “estão com os mesmos resultados que os alunos presenciais”.

O Sinaes, em vigor desde 2004, constrói indicadores destinados a proporcionar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de ensino. Os indicadores servem como base para a supervisão e regulação do setor pelo MEC.

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