O ex-Senador da República e ex-deputado federal, Aelton Freitas, se sente gratificado e jubiloso com o resultado do Leilão do trecho Porto Nacional-TO e Estrela do Oeste-SP, uma ferrovia que passa pelo município de Iturama e dará maior impulso, facilidade e baixo custo ao escoamento de grãos da região.

O trecho leiloado, dia 28 último, é de 1.500 quilômetros partindo de Porto Nacional-TO, passando por Goiás, Triângulo Mineiro a Estrela do Oeste-SP, teve como vencedor a empresa VENCE, com o lance no valor de R$2.719 bilhões.

Se ouve regularmente o ditado popular de que “os homens passam, seus feitos permanecem”, não só Aelton se sente orgulhoso, mas também todo o ituramense, considerando que o ex-parlamentar, desde 1991 sonhava com esse feito. No exercício de suas funções, Aelton de Iturama e o ex-deputado Vadão Gomes, de Estrela do Oeste, juntaram forças e muito fizeram para que suas regiões fossem contempladas com uma ferrovia. E, aproveitando o traçado da Ferrovia Norte-Sul, mais se esforçaram junto aos órgãos competentes da área federal, para uma alteração no trajeto original e serem Iturama e Estrela do Oeste beneficiadas, e conseguiram.

Aelton conseguiu ainda a implantação do canteiro de obras, da TIISA e VALEC em Iturama que desenvolveu boa parte dos trabalhos de construção da via férrea e que por motivos políticos, as obras foram paralisadas.

Agora com a efetivação do leilão do referido trecho e a afirmação da empresa  vencedora de reiniciar com celeridade para sua conclusão, Iturama, graças à técnica de negociação e persuasão de Aelton Freitas, se considera parte integrante da rede ferroviária, um fato que Iturama registrará indelevelmente à sua história. É um feito que perpetuará o nome de Aelton, como benfeitor de Iturama, consolidando o ditado acima de “seus feitos permanecem”.

À nossa reportagem, Aelton Freitas declarou o seguinte:

Para mim, foi ótima a notícia de ontem a noite! Agora sai o Intermodal de São Simão, Rodovia-Ferrovia-Hidrovia. Para mim, foi um grande sonho realizado. Desde de julho de 1991, quando chegamos com o primeiro rebocador da CESP no Porto Fluvial de São Simão em 14 de julho, após a inauguração da Eclusa de Nova Avanhadava, no dia 10 de julho, que permitiu a navegação da Interligação dos Rios Tietê-Canal de Pereira Barreto-Rio Paraná e Rio Paranaíba. No dia 26 de julho realizamos o 1º Encontro Rodo Hidro-Ferroviário em Ituiutaba. Foi o início para toda Minas Gerais e Mato Grosso. Valeu a pena!

Agora, dentro de 2 anos a ferrovia Norte-Sul, que de Tocantins, Goiás, Pontal do Triângulo Mineiro, passando por Iturama, chega em Estrela do Oeste e daí até Santos, é um importante e gigantesco passo, para o maior desenvolvimento e progresso. Recebo e tenho esse sonho realizado como uma grande benção de Deus. Quero ainda, na oportunidade, parabenizar todos ituramenses e com eles dividir a glória dessa benfeitoria que irá dar maior impulso ao nosso município.”,concluiu Aelton.

Comente essa notícia

Utilize o seu facebook, para comentar