A foto desse casarão, tirada pouco antes da demolição, (ainda no 2º mandato de Tipila), ficava bem no ponto do Porteirão, uma grande porteira que marcava a entrada de quem vinha das “roças” para o povoado que também se chamava Porteirão, depois Vila União (distrito de Iturama) e depois emancipada tem a denominação de União de Minas.

O interessante é que segundo informações de moradores da cidade, o casarão teria sido tombado como patrimônio municipal, mas sem respeitar o tombamento, (se é que existiu), foi demolido e com ele um pouco da história do município.

Mesmo que não tivesse sido tombada pelo município, a casa deveria merecer cuidados de manutenção e assim, até hoje ela lembraria muito da história do local. Eu me lembro, de uma ocasião, ter tido a oportunidade de ali almoçar, com o morador nela na época, Sr. Elcio de Souza. O almoço foi servido em uma grande mesa redonda e com um sobre tampo giratório. foi a primeira vez que vi uma mesa desse modelo. Isso foi entre o final da década de 50 e início de 60.

Comente essa notícia

Utilize o seu facebook, para comentar